Este curso explora a neurociência e sua aplicação no campo educacional, oferecendo aos participantes uma introdução às bases científicas do funcionamento do cérebro e sua relação com o processo de aprendizagem. Os participantes irão aprender sobre a neuroplasticidade, a biologia do aprendizado, e como a neurociência pode informar práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, o curso aborda os "neuromitos" – mal-entendidos sobre o cérebro que impactam o ambiente educacional – e desmistifica conceitos amplamente divulgados, como o uso de apenas 10% do cérebro e os mitos sobre períodos críticos de aprendizagem.
Público alvo
Educadores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais da Educação interessados em entender como a neurociência pode melhorar a prática educativa;
Estudantes de áreas afins que desejam explorar a interseção entre Educação e Ciência.
Sobre o certificado
Tenha um Certificado Singularidades no seu Currículo
Ao concluir o curso, você receberá sua certificação atestando tudo que foi aprendido durante a formação.
6 meses
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 6 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1Ambientação
Conheça o Instituto Singularidades
Apresentação
2Passo 1 - Neurociência e Neuromitos
A neurociência tem revolucionado nosso entendimento sobre o funcionamento do cérebro e suas implicações na educação. Neste passo, exploraremos a interseção entre neurociência e educação, analisando como os avanços científicos podem transformar práticas pedagógicas. Abordaremos as vantagens cognitivas do bilinguismo, desvendando como a habilidade de falar duas ou mais línguas pode beneficiar o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem. Além disso, discutiremos os neuromitos, compreendendo suas origens e o impacto negativo que essas falsas crenças podem ter no ambiente educacional.
Vídeo: Passo 1
E-book: Passo 1
18 págs.
Teste: Caçadores de neuromitos
3Passo 2 - Alfabetização Neurocientífica I
O sistema nervoso é uma rede complexa e fascinante, essencial para todas as funções do corpo humano. Este passo tem como objetivo apresentar as principais estruturas que compõem o sistema nervoso, fornecendo uma base sólida para entender suas funções. Compreender essas áreas é fundamental para correlacioná-las com as bases biológicas do aprendizado, revelando como nosso cérebro processa, armazena e utiliza informações. Ao explorar essa conexão, podemos obter uma visão mais aprofundada de como o aprendizado ocorre no nível biológico, abrindo caminho para abordagens mais eficientes no campo da educação e da neurociência.
Vídeo: Passo 2
E-book: Passo 2
23 págs.
4Passo 3 - Alfabetização Neurocientífica II
O sistema nervoso central (SNC) é uma rede complexa de células e processos que coordenam e regulam todas as funções do corpo. Este passo tem como objetivo introduzir algumas das principais células e mecanismos envolvidos no SNC, proporcionando uma compreensão mais profunda de como essas estruturas contribuem para o seu funcionamento. Além disso, compreenderemos o papel da maturação cerebral no desenvolvimento humano, destacando como as mudanças e adaptações no cérebro ao longo do tempo influenciam nosso crescimento e capacidade cognitiva.
Vídeo: Passo 3
E-book: Passo 3
23 págs.
5Passo 4 - Neuroplasticidades e as bases biológicas do aprendizado
A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neural, é a capacidade do cérebro de reorganizar suas conexões neuronais ao longo da vida. Este mecanismo é fundamental para o aprendizado, adaptação e recuperação de lesões cerebrais. Ao entender as bases biológicas da neuroplasticidade, podemos desvendar como o cérebro se molda e se modifica em resposta a novas experiências, comportamentos e ambientes, proporcionando uma visão profunda sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
Vídeo: Passo 4
E-book: Passo 4
14 págs.
Conteúdo Extra: Mielinização
6Passo 5 - Os mecanismos da atenção e memória no sujeito bilíngue
O estudo da atenção e da memória é fundamental para compreendermos como processamos, armazenamos e recuperamos informações, habilidades essenciais para o aprendizado. Explorar os mecanismos biológicos subjacentes a esses processos nos permite desvendar como o cérebro humano opera, potencializando estratégias educacionais e terapêuticas. Além disso, o bilinguismo apresenta vantagens cognitivas significativas, influenciando positivamente as funções executivas e a flexibilidade cognitiva. Este passo visa aprofundar o entendimento desses mecanismos e suas implicações práticas, oferecendo uma visão abrangente sobre como otimizamos nossas capacidades cognitivas através da linguagem e do aprendizado contínuo.
Vídeo: Passo 5
E-book: Passo 5
21 págs.
Convite para reflexão
7Passo 6 - As bases biológicas da emoção e sua relação com o aprendizado
O estudo das bases biológicas da emoção é essencial para compreender como os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem. Emoções desempenham um papel crucial na forma como adquirimos, processamos e retemos informações. Ao investigar essas interações, buscamos oferecer um subsídio teórico que possa enriquecer as práticas educacionais, com um foco especial na aprendizagem bilíngue. A compreensão aprofundada de como emoções e aprendizagem se interligam possibilitará a criação de estratégias mais eficazes para promover um ambiente educacional que facilite o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
Vídeo: Passo 6
E-book: Passo 6
18 págs.
Atividade de Reflexão
8Passo 7 - Funções executivas e bilinguismo
As funções executivas, essenciais para a autorregulação e o desempenho cognitivo, englobam o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. Este passo visa aprofundar o entendimento sobre esses componentes críticos do funcionamento mental, explorando suas definições, importância e mecanismos subjacentes. Além disso, discutiremos estratégias para estimular essas funções em diferentes contextos, destacando intervenções e práticas que potencializam o desenvolvimento cognitivo. Por fim, examinaremos a intrigante relação entre o estímulo das funções executivas e o bilinguismo, analisando como a proficiência em múltiplos idiomas pode influenciar e fortalecer essas habilidades cognitivas.
Vídeo: Passo 7
E-book: Passo 7
18 págs.
9Passo 8 - A Neurociência da linguagem e da leitura e escrita
Neste passo, exploraremos as áreas cerebrais responsáveis pela linguagem e pelo aprendizado da leitura e escrita. Compreender como o cérebro processa essas habilidades fundamentais nos permite não apenas entender melhor o desenvolvimento cognitivo, mas também aprimorar estratégias educacionais e terapêuticas. Vamos investigar as estruturas neurais envolvidas, os mecanismos de funcionamento e as possíveis implicações para a prática pedagógica e clínica.
Vídeo: Passo 8
E-book: Passo 8
17 págs.
10Passo 9 - O cérebro bilíngue
A habilidade de falar mais de um idioma vai além de um simples aumento no repertório linguístico; ela acarreta mudanças significativas no cérebro humano. Este passo se propõe a explorar as principais transformações neurológicas que ocorrem no cérebro de indivíduos bilíngues, destacando como essas alterações podem impactar diversas funções cognitivas. Discutiremos a relação intrínseca entre o bilinguismo e a cognição, analisando como a prática constante de alternar entre idiomas pode fortalecer áreas cerebrais específicas, melhorar a capacidade de resolução de problemas, aumentar a flexibilidade mental e potencializar a memória.
Vídeo: Passo 9
E-book: Passo 9
19 págs.
11Passo 10 - Para fim de conversa?
Chegamos ao último passo do nosso curso, cujo objetivo é refletir sobre as contribuições da neurociência para a educação e para o aprendizado bilíngue. Aproveite este momento para revisar o que foi estudado até aqui e se preparar para a avaliação final.